Primeiro Gripen de produção para o Brasil flagrado em Linkoping
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire >
Aeronave brasileira irá empregar o Skyward-G IRST .

Primeiro Gripen de produção para o Brasil flagrado em Linkoping

Sensor passivo infravermelho de longo alcance da Leonardo.
FOTO1  Caça Gripen F 39E FAB 4101 deixando a linha de montagem
FAB 4101 em Linkoping
|

A Saab apresentou uma imagem do primeiro caça F.39 Gripen E de produção da encomenda brasileira de 36 exemplares. 

A nova aeronave da Força Aérea foi fotografada na FAL (Final Assembly Line) da fábrica localizada em Linkoping, ostentando a matrícula FAB 4101.

Segundo fontes na Força Aérea, o FAB 4101 e o FAB 4102 (que também já estaria concluído ou muito próximo disso) deverão repetir o procedimento realizado com o FAB 4100, ou seja, serão despachados para o Brasil por via marítima com previsão de chegada para o final de novembro.

O FAB 4101 distingue-se do 4100 por já ter recebido, na Suécia, a integração do radar AESA Raven ES-05 com o Skyward-G IRST ((infra-red search and track) ) da Leonardo, montado no nariz, do lado direito, bem na moldura do parabrisa da aeronave..

O Skyward-G IRST é um sensor eletro-óptico de longo alcance. 

F 39E FAB 4101

É um sistema passivo que não emite nenhum sinal próprio quando em uso. 

Ele detecta as assinaturas de calor de outros sistemas aerotransportados, mas não pode ser detectado em retorno. Isto proporciona uma grande vantagem tática.

Com o IRST um Gripen pode detectar e rastrear alvos inimigos, incluindo aeronaves, embarcações navais e veículos terrestres. 

O sistema também tem uma capacidade significativa "anti-furtiva" e, quando usado sozinho ou em conjunto com outros sensores do Gripen, pode produzir informações de rastreamento de alta fidelidade contra alvos complexos a grandes distâncias, muito além do alcance visual.

Imagens: Força Aérea Brasilera





Recomendamos

Lo más visto